Description
Pós graduação em medicina de aves, silvestres e exóticos
Clínica médica, cirúrgica e conservação
R$190,00
PÓS GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE AVES, SILVESTRES E EXÓTICOS
INÍCIO: Maio 2023
Pós graduação em medicina de aves, silvestres e exóticos
Clínica médica, cirúrgica e conservação
Médica veterinária e bióloga
Mestre em células tronco em animais silvestres .
Atua na clinica e cirurgia de silvestres .
Trabalha com Resgate de fauna e consultoria em criatórios .
Professora do departamento de animais silvestres no instituto IMAN .
Médica Veterinária graduada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ USP), com ênfase em medicina de animais selvagens. Foi médica veterinária responsável pelo Oceanic Aquarium – SC e atuou como médica veterinária na clínica wildvet. Atualmente atua como médica veterinária na empresa Safari Especialidades Veterinárias como autônoma no atendimento a pets não convencionais, criadouros e lojas de aquarismo. É membro da World Aquatic Veterinary Medical Association (WAVMA), especialista em Educação nas Profissões da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e mestranda em patologia experimental e comparada pela FMVZ USP.
Possui graduação em medicina-veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2007). Realizou Pós-Graduação no curso “Animais Silvestres na Clínica Veterinária”, pela Anclivepa-SP (2009). Concluiu o mestrado em Ciências pelo Departamento de Patologia da FMVZ-USP (2010). Tem experiência na área de medicina-veterinária, com ênfase em Patologia Comparada de Animais Selvagens, atuando principalmente nos seguintes temas: animais silvestres, patologia, patologia clínica e clínica de animais silvestres. Atendeu animais silvestres em clínicas e domicílios de 2010 a 2014. De 2018 a 2020, atuou como veterinária e proprietária do laboratório veterinário particular ZooScience, no qual realizava exames laboratoriais e necroscópicos de animais domésticos e silvestres. Ministra cursos sobre Patologia e Patologia Clínica de Animais Silvestres em diversas Instituições de ensino de pós-graduação, como CETAC, FAMESP, Qualittas, VetSchool, Instituto Attes, Anclivepa, etc.). Orienta alunos em seus TCCs. Em 2022, iniciou doutoramento pelo Departamento de Patologia da FMVZ-USP. Desde novembro de 2009, é funcionária efetivada da Divisão da Fauna Silvestre da Prefeitura de São Paulo-SP, atuando como médica-veterinária no laboratório de patologia e de análises clínicas – Laboratório de Estudos da Fauna (LabFau).
Médico Veterinário (UFMG 2007), Mestre em Ciência Animal com ênfase em clínica e cirurgia e linha de pesquisa em Ortopedia e Traumatologia (UFMG, 2010). Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Cirurgias de Pets não Convencionais da FAMESP (SP) e do Programa de Resgate da Arara-azul-de-lear. Atuou em projetos de resgate de fauna, reabilitação e elaboração de projetos de criação e conservação de animais silvestres durante 10 anos. Participou dos resgates de aves realizados pela JCT (Jivdaya Charitable Trust) durante o festival de pipas do Uttarayan em Ahmedabad, Índia, em 2017, 2018 e 2020. Hoje atua como cirurgião de animais silvestres em Minas Gerais e São Paulo.
Médica veterinária formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2007
Residência em Anestesiologia pela Universidade de Franca 2008-2009
Especialização em clínica e cirurgia de pets não convencionais pelo Instituto Animalia/UNIP 2013-2014
Especialização em Anestesiologia pela Anclivepa SP 2015-2016
Mestrado em Ciência Animal pela Universidade de Franca 2019
Atua como anestesista volante de animais silvestres e pets não convencionais em diversas clínicas, hospitais veterinários, mantenedouros e zoológicos no estado de São Paulo
Professora de pós graduação na área de anestesiologia de animais silvestres e pets não convencionais
Formação na UMESP – Colaborador e Professor em Cursos na Associação Mata Ciliar – Pós-graduação em Clínica Médica e cirúrgica de pequenos animais Qualittas – Mestrado na Faculdade de Ciências Médicas na Unicamp – Docência em anestesia na Faculdades Anhanguera de Campinas de 2012 a 2014. Pós-graduação PAV. Anestesista chefe, Coordenador e gerente do IMAN Instituto de Medicina Animal em Campinas SP. Professor da Pós-Graduação PAV e do IMAN. Anestesista e colaborador em Pesquisas na Faculdade de ciências médicas UNICAMP.
graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo (2005), pós-graduado em Odontologia Veterinária pela Anclivepa-SP (2010), Mestre pelo Departamento de Cirurgia da FMVZ-USP (2011), Doutor pelo Departamento de Cirurgia da FMVZ-USP (2016) e Fundador do Título e Especialista em Odontologia de Animais Selvagens pelo Colégio Americano de Odontologia Veterinária (American Veterinary Dental College – Zoo and Wild Animals Dentistry – Founder Fellowship). Atualmente é sócio-proprietário da SAfari – Consultoria Veterinária Especializada, Honnor Member of Peter Emily International Veterinary Dentistry Foundation PEIVDF (EUA), Ex-membro da Comissão de Animais Selvagens do Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV-SP, e Ex-presidente da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens-ABRAVAS (2009-2011). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina de Animais Selvagens e Odontologia Veterinária, atuando em diversos países como Brasil, Estados Unidos da América, Paraguai, Chile, Peru, Panamá, Colômbia, México, Guatemala, Equador, Galápagos, Costa Rica e África do Sul. Ministra cursos e palestras sobre Animais Selvagens e Odontologia Veterinária no Brasil e no exterior.
Médico Veterinário pela Universidade de São Paulo em Pirassununga/SP
– Residência em Medicina de Animais Selvagens pela UFMT em Cuiabá-MT
– Pós graduado em Clínica e Cirurgia de Animais Silvestres pela Famesp/SP
– Clínico e Cirurgião da Equipe Safari
– Clínico e Cirurgião de Odontologia de Animais Silvestres da Equipe Amico Dentale
– Sub-Coordenador e Professor da Pós-Graduação de Clínica de Pets Não-Convencionais da Famesp-SP
– Professor da Pós-Graduação de Animais Silvestres da Faculdade de Americana/SP
– Professor da Pós-Graduação de Animais Silvestres do Instituto Ates em João Pessoa/PB
– Professor da Pós Graduação de Medicina de Exoticos Vetesweb – Argentina
– Professor da Pós-Graduação de Manejo e Medicina de Animais Selvagens e Pets Não-Convencionais da Unoeste, Presidente Prudente/SP
-Sócio-Proprietário da Exovets – Medicina de Animais Silvestres e Exóticos, SP e SC.
médico veterinário formado na Universidade Federal do Semi árido (UFERSA), mestrado em Ciências Animais PGCAN/ UFPB, pós graduando em Clínica e cirúrgia de animais silvestres.
Seu currículo conta com atuações em zoológico, CETAS, criadouros de silvestres, lecionou em cursos de medicina veterinária e enfermagem veterinária, idealizador de projetos voltados a clínica e reabilitação de animais silvestres, falcoeiro e CEO na Ecohawks Serviços Ambientais, coordenador da Pós-graduação de animais silvestres no Instituto ATES. No CRMV-PB, participa da comissão de animais silvestres e meio ambiente a 6 anos, onde nos 3 últimos atuou como presidente da comissão e conselheiro efetivo. Atua como médico veterinário no CETAS-PB através de um termo de cooperação técnica com a SUDEMA-PB
Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestre em Medicina Veterinária pela mesma instituição e Doctor of Philosophy (PhD) pela Texas A&M University (College Station, Texas, EUA) em Veterinary Pathobiology. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lecionando disciplinas da grade curricular do curso de Medicina Veterinária, incluindo Patologia aviária, Patologia Veterinária II e Pesquisa aplicada à Medicina Veterinária. É pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAn), desenvolvendo pesquisas no âmbito da sanidade em animais silvestres. Tem dedicado sua formação acadêmica e profissional à área de patologia veterinária, com enfoque nas questões relacionadas à patologia de animais selvagens e exóticos, sobretudo aves. Tem focado nos últimos anos à neuropatologia, trabalhando com patogênese e patologia de doenças infecciosas que acometem o sistema nervoso de animais silvestres, incluindo raiva em morcegos e raposas e, mais recentemente, com a doença da dilatação proventricular (PDD) em psitacídeos. Foi teaching assistant (TA) durante dois semestres da disciplina Great diseases of the world, oferecida pela Texas A&M University, e instrutor por dois anos consecutivos do curso Comparative anatomy of vertebrates tambem oferecido pela Texas A&M University
Graduada em medicina veterinária, com especialização (lato sensu) na área de manejo ex situ de animais silvestres e mestrado em comportamento e bem-estar de animais silvestres. Atua em manejo ex situ de animais silvestres, especialmente zoológicos, há quase 20 anos. Iniciou sua atuação profissional no Programa de Enriquecimento Comportamental Animal (PECA) da Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP), como aprimoranda, assistente e coordenadora. Participou como Diretora Executiva da SZB (Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil) e na Comissão de Ética e Bem-estar Animal (CEBEA) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Atualmente é Diretora Técnica do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, instituição acreditada pela ALPZA (Associação Latino Americana de Parques Zoológicos e Aquários) e com certificação em bem-estar animal concedida pela AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil).É ainda Superintendente do Instituto Claravis, que compreende o Centro de Conservação de Aves da Mata Atlântica, o Centro de Sobrevivência de Espécies (CSE) Brasil e o Centro de Apoio a Fauna Silvestre (CAFS) “Aves da Mata Atlântica”.
Compõe a equipe de inspetores dos processos de Acreditação da ALPZA e também da Certificação da AZAB. É membro do Comitê de Ética e Bem-estar Animal da WAZA (World Association of Zoos and Aquariums), curadora do conselho da organização sem fins lucrativos Wild Welfare, bem como dos Grupos de Assessoramento Técnico (GAT) do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação das Aves da Mata Atlântica e do PAN para a Conservação das Aves dos Campos Sulinos. Compõe o Grupo de Trabalho (GT) de Médicos Veterinários da AZAB.
Especialista em Diagnóstico por Imagem homologado pelo CFMV
Membro do Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária.
Membro do comitê de avaliação de displasia do Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária. Sócio proprietário do ScanVet
Radiologista do Instituto Veterinário de imagem desde 2005
Atua na área de radiologia e tomografia computadorizada de pequenos animais e pets não convencionais.
Anteriores:
– Médico Veterinário formado pela Universidade de Franca 2005
– Aprimoramento Profissional em Medicina de Animais Selvagens pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo (2007-2009)
– Médico Veterinário responsável pelo Núcleo de Medicina Preventiva e Anestesiologia da Fundação Parque Zoológico de São Paulo
– Pós graduado em Anestesiologia Veterinária PAV (2014)
– Supervisor do Departamento de Veterinária do Rio Zoo (2017)
– Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo USP/FZEA
– Aprimoramento em Medicina Veterinária Intensiva UFAPE
– Professor Assistente – UNICEP, São Carlos, responsável pelas disciplinas de Ornitopatologia e Animais Silvestres (2018 – atual)
– Coordenador do curso de Pós-graduação em Anestesia, Emergências e Terapia Intensiva em Animais Selvagens e Pets Não Convencionais (2020 – atual)
– Consultor Técnico do Departamento de Internação e Cuidados Intensivos da Exotic Pets Clínica Veterinária (2022-atual)
– Sócio Proprietário da Dasypus Consultoria Veterinária
– Diretor Científico da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens ( 2019 – 2021)
– Diretor Social da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (2021 – 2023)
Médico Veterinário do CETRAS-SP (Parque Ecológico do Tietê)
Presidente da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens – ABRAVAS (2015 – 2019). Mestre em conservação de fauna – UFSCAR.
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo (2013). Pós-graduada em clínica e cirurgia de animais não convencionais pelo Instituto Animalia(2017). Mestre em Reprodução Animal pela FMVZ-USP (2021). Trabalhou no Departamento de Fauna da Secretaria de Infraestrutura e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo de 2014 a 2021.Diretora técnica e Sócia proprietária da empresa Conservare Wild Consulting. Membro do Subgrupo Conservação do Grupo de Trabalho Fauna da Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (ABEMA). Membro do Grupo Assessor do Plano de Ação Aves da Mata Atlântica, coordenado pelo CEMAVE/ICMBIO. Tem experiência em projetos de conservação de fauna silvestre in situ e ex situ, manejo sanitário de animais silvestres, bem-estar animal, tráfico de animais silvestres e políticas públicas.
Para realização da matrícula é necessário o pagamento da Taxa de Inscrição no valor de R$ 190,00.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA:
Cópias:
Modalidade: Semipresencial
Carga horária: 500 horas
Horários: Quarta-feira: 18h30 às 22h30 (EAD) | Sábado: 8h00 às 18h00 | Domingo:8h00 às 18h00
1 módulo por mês de 20 horas
*Confirmação do início das aulas se dará, após número mínimo de alunos por turma for atingido.
Matrícula: R$ 190,00
VALOR DA MENSALIDADE
Vencimento dia 10
2º lote: R$ 1.190,00
Matricula R$190,00
+25x de R$ 1.190,00
Disciplina: Biologia e Taxonomia das aves
– Evolução e taxonomia das aves
– Origem das aves
– Distribuição geográfica e habitat
– Características morfológicas
– Interação ecológica
Disciplina: Anatomia e Fisiologia das aves
– Anatomia das aves: sistema tegumentar, sistema musculo-esquelético, sistema respiratório, sistema digestório, sistema cardiovascular, sistema genito-urinário, órgãos dos sentidos
– Particularidades anatômicas da classe
– Anatomia comparada entre as ordens da classe aves
– Fisiologia do voo, adaptações tegumentares, ósseas e respiratórias.
– Fisiologia do Sistema respiratório
– Sistema circulatório particularidades de conduções e de registro eletrocardiográfico
– Aspectos de fisiologia comparada da digestão das aves.
– Fisiologia reprodutiva e incubação de ovos
– Fisiologia do sistema urinário e da excreção
– Metabolismo e termorregulação
– Balanço hidroeletrolítico
Disciplina: Manejo Nutricional e Ambiental de Aves
– Diferentes contextos da manutenção de aves sob cuidados humanos
– Recomendações de manejo ambiental para Psitaciformes mantidos sob cuidados humanos
– Recomendações de manejo ambiental para passeriformes mantidos sob cuidados humanos
– Recomendações de manejo ambiental para Galliformes mantidos sob cuidados humanos
– Recomendações de manejo ambiental para outras ordens mantidas sob cuidados humanos
– Temperatura ambiental, umidade relativa, fotoperíodo e perturbações externas
– Fisiologia Gastrointestinal comparada – Classe Aves
– Requerimentos Nutricionais das diferentes ordens dentro da Classe Aves
– Cálculo de Dietas
– Formulação de recomendações nutricionais para diferentes ordens dentro da Classe Aves
– Análise e discussão sobre rótulos/ composição de rações comerciais.
Disciplina: Comportamento das Aves
– Introdução ao comportamento animal – comportamento de aves (vida livre e cativeiro)
-Comunicação visual
– Comunicação Sonora
– Sistemas de acasalamento
– Estratégia reprodutiva
– Alloprening
– Cuidado parental
– Imprinting
– Estratégias de defesa
– Estratégias de caça
– Métodos e técnicas para o estudo e análise do comportamento.
– Identificação do repertório comportamental e elaboração de Etograma
– Aplicação do etograma e análise dos dados (aula prática)
Disciplina: Bem-Estar, Enriquecimento Ambiental e Condicionamento operante voltado às aves
– Arcabouço teórico do Bem-estar Animal
– Legislação e ética envolvendo Bem-estar Animal
– Conceito das 5 liberdades
– Conceito dos 5 domínios
– Indicadores fisiológicos de bem-estar
– Indicadores comportamentais de bem-estar
– Fatores que comprometem o bem-estar
– Enriquecimento Ambiental
– Avaliação do impacto de ações de Enriquecimento Ambiental
– Condicionamento operante: princípios e aplicação
Disciplina: Semiologia das aves
– Como realizar a abordagem inicial de um paciente aviário
– Adaptações do local da consulta para um paciente aviário
– Observação à distância: a contenção deve ser realizada?
– Estabilização inicial do paciente (quando aplicável)
– Realização de anamnese (manejo ambiental, nutricional, paciente)
– Comunicação com o responsável (em contextos aplicáveis)
– Técnicas de contenção física aplicadas às diferentes ordens da classe aves
– EPIs necessários à contenção física
– Exame físico
– Técnicas para colheita de amostras biológicas (sangue, swab cloacal e ingluvial, penas,etc.)
– Técnicas para a aplicação de fármacos
– Exames complementares: indicações e contraindicações
Disciplina: Diagnóstico por imagem aplicado à medicina de Aves
Radiologia aplicada à medicina de aves:
– Posicionamento e técnica radiográfica.
– Contenção para o exame radiográfico.
– Anatomia radiográfica.
– Indicações do exame radiográfico.
– Principais alterações radiográficas em aves
Tomografia Computadorizada aplicada à medicina de aves:
– Formação da imagem
– Técnica para a realização do exame e posicionamento
– Indicações da tomografia computadorizada
– Principais alterações observadas à tomografia computadorizada em aves
Ultrassonografia aplicada à medicina de aves:
– Formação da imagem ultrassonográfica
– Vantagens e limitações do método
– Posicionamento para o exame ultrassonográfico
– Anatomia topográfica e ultrassonográfica
– Indicações do exame Ultrassonográfico
– Principais alterações identificadas pelo exame ultrassonográfico em aves
Endoscopia e Vídeocirurgia aplicadas à medicina de aves:
– Conhecendo o endoscópio e suas particularidades.
– Conceitos básicos e nomenclaturas endoscópicas
– Indicações da endoscopia em aves
– Identificação de alterações através da endoscopia
– Celioscopia
– Princípios da vídeocirurgia aplicada em aves
Disciplina: Patologia clínica de Aves
– Exames parasitológicos de fezes
– Esfregaços – coloração de GRAM e panótico – interpretações
– Urinálise
– Hemograma de aves – Técnica e interpretação
– Bioquímica sérica de aves – Técnica e interpretação
– Exames moleculares, imunohistoquímicos e sorológicos
– Ectoparasitos em aves – colheita e identificação
– Culturas bacterianas e fúngicas
– Correlações clínicas
– Indicações e contraindicações de exames laboratoriais
Disciplina: Patologia e necropsia de aves
– Técnica Necroscópica aplicada às aves
– Anatomia macroscópica normal das diferentes ordens da classe aves
– Principais alterações macroscópicas observadas à necrópsia
– Colheita de materiais para exames auxiliares durante a necrópsia
– EPIs e biossegurança durante o exame necroscópico
– Confecção do relatório necroscópico
– Principais processos patológicos observados em aves
– Correlação das principais alterações macroscópicas ao histórico clínico
Disciplina: Clínica médica de Psittaciformes
-Particularidades da ordem (Anatomia, fisiologia, Manejo Ambiental e Nutricional, Semiologia)
– Doenças de origem infecciosa: Bacterianas (Clamidiose, Colibacilose, Pasteurellose, etc.), fúngicas (Megabacteriose, Candidíase, etc.) e virais (PBFD, ABV, PsHV1, APV, etc.)
– Doenças de origem parasitária: endoparasitas (nematelmintos, platelmintos, protozoários) e ectoparasitas (ácaros, insetos, etc.)
– Doenças de origem não infecciosa: intoxicação por metais pesados, retenção de ovos, doenças de origem nutricional, nefropatia, hepatopatia, etc.
– Terapêutica aplicada aos diferentes diagnósticos
– Investigação diagnóstica e condução de casos clínicos
Disciplina: Clínica médica de Passeriformes
– Particularidades da ordem (Anatomia, fisiologia, Manejo Ambiental e Nutricional, Semiologia)
– Contexto de competições de canto e cor
– Associações e clubes que envolvem competições
– Doenças de origem infecciosa: Bacterianas (micoplasmose, micobacteriose, Colibacilose, Pasteurellose, etc.), fúngicas (Megabacteriose, Candidíase, etc.) e virais (poliomavírus, poxvírus, etc.)
– Doenças de origem parasitária: endoparasitas (nematelmintos, platelmintos, protozoários) e ectoparasitas (ácaros, insetos, etc.)
– Doenças de origem não infecciosa: intoxicação por metais pesados, traumatismos, alterações de empenamento, doenças de origem nutricional, nefropatia, hepatopatia, neoplasias, etc.
– Terapêutica aplicada aos diferentes diagnósticos
– Investigação diagnóstica e condução de casos clínicos
Disciplina: Medicina de Aves de Rapina
– Particularidades da ordem (Anatomia, fisiologia, Manejo Ambiental e Nutricional, Semiologia)
– Falcoaria: o que é? Quais as aplicações? Quais as implicações? Como executar?
– Sanidade e falcoaria
– Triagem, Reabilitação e Soltura
– Doenças de origem infecciosa: Bacterianas (micoplasmose, micobacteriose, Colibacilose, Pasteurellose, etc.), fúngicas (Criptococcose, Candidíase, etc.) e virais (paramyxovírus, poxvírus, etc.)
– Doenças de origem parasitária: endoparasitas (nematelmintos, platelmintos, protozoários, hemoparasitas) e ectoparasitas (ácaros, insetos, etc.)
– Doenças de origem não infecciosa: intoxicação por metais pesados, traumatismos, alterações de empenamento, osteoartrite, pododermatite, etc.
– Terapêutica aplicada aos diferentes diagnósticos
– Investigação diagnóstica e condução de casos clínicos
Disciplina: Medicina de Galliformes
– Particularidades da ordem (Anatomia, fisiologia, Manejo Ambiental e Nutricional, Semiologia)
– Doenças de origem infecciosa: Bacterianas (micoplasmose, micobacteriose, Colibacilose, Pasteurellose, etc.), fúngicas (Criptococcose, Candidíase, etc.) e virais (paramyxovírus, poxvírus, influenza, etc.)
– Doenças de origem parasitária: endoparasitas (nematelmintos, platelmintos, protozoários, hemoparasitas) e ectoparasitas (ácaros, insetos, etc.)
– Doenças de origem não infecciosa: intoxicação, traumatismos, alterações de empenamento, osteoartrite, pododermatite, alterações de crescimento, etc.
– Terapêutica aplicada aos diferentes diagnósticos
– Investigação diagnóstica e condução de casos clínicos
– Manutenção de Galliformes em pequenas criações e como pet
– Sanidade avícola e doenças emergentes
– Legislação
Disciplina: Medicina de outras ordens da classe Aves
– Particularidades das ordem (Anatomia, fisiologia, Manejo Ambiental e Nutricional, Semiologia): Phoenicopteriformes, Columbiformes, Piciformes, Apodiformes, Anseriformes, etc.
– Doenças de origem infecciosa: Bacterianas (micoplasmose, micobacteriose, Colibacilose, Pasteurellose, etc.), fúngicas (Criptococcose, Candidíase, etc.) e virais (paramyxovírus, poxvírus, influenza, etc.)
– Doenças de origem parasitária: endoparasitas (nematelmintos, platelmintos, protozoários, hemoparasitas) e ectoparasitas (ácaros, insetos, etc.)
– Doenças de origem não infecciosa: intoxicação, traumatismos, alterações de empenamento, osteoartrite, pododermatite, miopatia de captura, doença do acúmulo de ferro, etc.
– Terapêutica aplicada aos diferentes diagnósticos
– Investigação diagnóstica e condução de casos clínicos
– Medicina preventiva em zoológicos e criadores
Disciplina: Medicina Integrativa aplicada à clínica de Aves
Introdução á medicina Integrativa
Laserterapia
– Introdução à laserterapia
– Aparelhos e potências
– Indicações e contraindicações
Terapia Fotodinâmica:
– Introdução à terapia fotodinâmica
– Aparelhos e drogas utilizados
– Indicações da terapia fotodinâmica
Ozonioterapia
– Introdução a ozonioterpia
– Aparelhos utilizados
– Técnicas e vias de administração
– Indicações e contraindicações
Acupuntura:
– Introdução a acupuntura
– Principais pontos
– Indicações e contraindicações
Fisiatria e reabilitação:
– Introdução à fisiatria
– Técnicas utilizadas
– Indicações e contraindicações
– Aplicação à reabilitação e soltura
Terapias complementares e seus resultados
Disciplina: Cirurgia I – Cirurgias dos tecidos moles
– Estabilização pré e pós cirúrgicas de aves
– Principais instrumentais e equipamentos cirúrgicos utilizados para cirurgias de tecidos moles em aves
– Patofisiologia das principais afecções de resolução cirúrgica
– Técnicas cirúrgicas para a resolução das seguintes afecções: cisto de penas, xantomas, rinólitos, enfisemas subcutâneos, lesões de inglúvio, corpos estranhos (ingluviotomia, proventriculotomia, ventriculotomia, enterotomia), afecções reprodutivas (retenção de ovos, ovariosalpingohisterectomia, orquiectomia), prolapsos de cloaca.
Disciplina: Cirurgia II – Ortopedia em aves
– A ave como paciente ortopédico;
– Princípios de reparação de fraturas;
– Planejamento ortopédico e fluxograma de condutas;
– Uso de bandagens (Altman, Robert-Jones, Figura de 8, muleta de Thomas, entre outras)
– Pinos intramedulares, fixadores externos, placas (neutra, em ponte, compressiva, bloqueada) e parafusos;
– Principais lesões dos membros superiores (Fraturas de úmero, rádio, ulna, carpo e metacarpo; Lesões de propatágio);
– Principais lesões dos membros inferiores (Fraturas de fêmur, tibiotarso, tarsometatarso, falanges; Pododermatite);
– Amputações de membros;
Disciplina: Cirurgia III – Ortognática e prótese de bico
– Anatomia da cavidade oral em aves;
– Fisiologia da cavidade oral em aves;
– Fisiopatogenia das principais afecções orais;
– Correções ortognáticas;
– Traumatologia de bico em aves;
– Cirurgias reparadoras em bico de aves;
– Reconstituição protética em bico de aves.
Disciplina: Farmacologia
– Principais classes de fármacos utilizados na clínica de aves (farmadinâmica, farmacocinética e efeitos colaterais)
– Antibioticoterapia: indicações e resistência antimicrobiana
– Analgesia: classes de fármacos e protocolos
– Compostos manipulados: quando e como prescrever?
– Cálculo de Dose
– Evidências para a instituição de terapêutica
Disciplina: Anestesiologia
– Farmacologia aplicada as aves
– Particularidades na anestesia de aves
– Avaliação pré-anestésica
– Exames pré-anestésicos – coleta e interpretação
– Medicação pré-anestésica, indução, manutenção e recuperação anestésica
– Monitoração transanestésica de aves
– Fisiologia da dor em aves
– Identificação da dor no paciente aviário
– Controle da dor em aves
– Intubação de sacos aéreos, quando usar e como fazer
– Tipos de anestesia do paciente aviário
– Protocolos injetáveis X Protocolos inalatórios
– Vias de acesso no paciente anestesiado
– Discussão de protocolos anestésicos e analgésicos
Disciplina: Emergência e urgência em aves
– Particularidades semiológicas do paciente aviário na emergência
– ABCD do trauma em aves
– Urgências/emergências comuns na rotina clínica de aves silvestres e exóticas
– Ressuscitação cardiorrespiratória em aves
– Fluidoterapia e transfusão de sangue no atendimento de urgência/emergência
– Bases do equilíbrio ácido base em aves
– Pressão intracompartimental – definição, utilização e fator prognóstico
– Acesso de vias aéreas em aves
– Acessos venosos e intraósseos
– Monitoração durante o atendimento de urgência/emergência em aves
– Técnicas de manejo do paciente hipotérmico
– Discussão de protocolos de urgência e emergência em aves
Disciplina: Reprodução e Neonatologia
– Fisiologia Reprodutiva da Classe Aves
– Comportamento Reprodutivo
– Principais afecções relacionadas à reprodução
– Técnicas de reprodução assistida
– Técnicas de incubação artificial de ovos
– Anatomia e fisiologia do neonato
– Cuidados parentais
– Neonatologia de aves
– Manejo de Neonatos
– Principais afecções de Neonatos
– Perfil sanitário em criadores
Disciplina: Legislação aplicada à criação de aves e conservação de aves silvestres
– Conservação da avifauna: histórico, marcos e atualidades
– Gestão da biodiversidade nos âmbitos federal, estadual e regional/local
– Problemas práticos e atuais de conservação e manejo de aves
– Legislação nacional relacionada à avifauna
– Legislação internacional relacionada à avifauna
– Hierarquia da legislação Brasileira
– Convenções internacionais
– Sanidade e sua relação com a conservação
– Regulamentação de criadores comerciais, conservacionistas e zoológicos
– Estudo e planejamento de populações
Disciplina: Trabalho de conclusão de curso
– Elaboração de um projeto de pesquisa
– Orientação quanto à metodologia científica
– Orientação quanto à escrita científica
– Métodos de publicação
– Análise do projeto de pesquisa
– Confecção de artigo científico
Reviews
There are no reviews yet.